sexta-feira, 30 de março de 2012

A Iconografia

É uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens. Na indústria editorial, a iconografia é a pesquisa e seleção das imagens que serão publicadas em um livro, seja como tema principal da obra ou como complemento de um texto. A pesquisa iconográfica pode enriquecer um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias de pessoas. O pesquisador iconográfico pode ser funcionário da editora ou um profissional independente. A iconografia de uma obra editorial é o conjunto das imagens que integram essa obra, seja um livro, série ou coleção.





O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma forma de linguagem que agrega imagens na representação de determinado tema.

É uma área de estudo que investiga sobre a origem das imagens. Até o século XVI, a iconografia referia-se ao significado simbólico de imagens religiosas, sendo atualmente amplificada nos estudos da história e demais estilos de representação.

A distinção entre iconografia e iconologia surgia através de Panofsky. Segundo Panofsky, a iconografia era o estudo do tema ou assunto, e a iconologia, o estudo do significado.

A percepção iconográfica de uma pessoa carregando uma tocha de fogo pode subtender na iconologia uma intenção de guerra ou de proteção na escuridão, dependendo do significado da imagem.

Nas grandes bibliotecas, há as salas de iconografia onde se encontra literatura cujo conteúdo é rico em imagens provindas de ilustrações, fotografias e impressões. A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes.

























Sem comentários:

Enviar um comentário